<< voltar

Trabalhos interdisciplinares

ARTES, FILOSOFIA, PORTUGUÊS E LITERATURA
Uma atividade na Col. E. C. Pilar, entre Filosofia, Artes, Português e Literatura com a temática Filosofia da Arte”. Os alunos foram convidados a observar o cotidiano e extrair dessa realidade uma obra que considerariam bela. Ou seja, através da vida em movimento captar o belo que se constrói nos fatos do cotidiano. A literatura contribuiu com a poesia sobre fotos; o português com a redação das histórias das fotos; a arte para determinar o belo; e, a Filosofia como fio condutor das atividades, Sempre de forma a colaborar na intervenção racional e reflexiva das atividades (cfr. 5.1).

LÓGICA E ESTÉTICA
- A unidade sobre Lógica no E.EB. P. Devanier Lauda foi desenvolvida mediante o uso de filmes -Filosofia e Cinema-, tal como “O Gato de Botas“. Na unidade sobre Linguagem foi utilizado o filme O Hobbit”. (cf. 5.1) Na unidade de Estética foram produzidas telas pelos alunos com olhar criativo e pessoal sobre o que é o belo. A partir da realidade dos alunos do E. Médio e a tendência para prestar vestibular, em especial para a UFSM, desenvolveu-se atividades de aprimoramento das habilidades de resolução de questões do vestibular. As informações verbais que houve forte aproveitamento na resolução das questões de filosofia no vestibular.

MATEMÁTICA E FILOSOFIA
No Col. Estadual Pe. Rômulo Zanchi foi elabolado uma modelagem matemática, relacionando matemática e filosofia, envolvendo conteúdos básicos de matemática e de lógica, aplicado, inicialmente, a alunos do 6º ano do ensino fundamental e, posteriormente, a alunos do Ensino Médio, com o intuito de que os alunos das séries do Ensino fundamental II, já tenham um contato com a disciplina de Filosofia e que possam também compreender que as disciplinas se interligam. Este projeto foi desenvolvido por bolsistas da Filosofia e da matemática. Desenvolveu-se material didático ou instrucional – Material Ensino Fundamental).