<< voltar

Projeto Ditadura Civil Militar (1964-1985)

O exercício da reflexão em consonância com a crítica construtiva é sem dúvida o ponto chave do trabalho desenvolvido pelos bolsistas PIBID – História. A preocupação com a formação do pensamento histórico e sua capacidade argumentativa são a base das atividades levadas às escolas. Com este propósito, o grupo de bolsistas PIBID da Escola Coronel Pillar elaborou a peça teatral ” A Infiltrada”. No intuído de fomentar a criticidade em torno do conhecimento histórico, bem como,  desmitificar alguns conceitos já naturalizados a respeito de um dos períodos mais conturbados da nossa História, a Ditadura Civil Militar (1964-1985).

A peça foi elaborada  e apresentada pelo grupo de bolsistas fazendo parte da introdução as discussões do tema. Seguido a peça foram selecionadas fotos de algumas das vítimas da ditadura brasileira, tanto da oposição ao regime, quanto aos seus simpatizantes. Isso é de suma importância, pois discussões desta natureza não devem demonizar personagens, nem tão pouco criar mártires. Sua função está na necessidade de discutir a importância da democracia,  e o valor que as políticas dos direitos humanos representam à população.

Cada sujeito presente recebeu uma foto com o nome da vítima em questão, e orientados pelos bolsistas deveriam dizer o que tal imagem representava à eles. Enquanto isso, envelopes brancos foram depositados  sobre uma mesa  com os respectivos nomes presentes nas fotos.  Os sujeitos foram convidados a levantar para pegar o envelope correspondente a sua foto, e ler em voz alta as informações presentes nele. Cada envelope continha um breve resumo sobre a vida pessoal e profissional das vítimas do período ditatorial, e assim sucessivamente. Encerrada essa parte, as discussões foram abertas à todos, supervisionadas pelo grupo de bolsistas, sempre com o propósito de valorizar a coletivização das ideias, a tolerância e o direito a liberdade de expressão reflexiva.

Roteiro da peça: A-INFILTRADA (R) (caso o arquivo não carregue abra-o em uma nova guia)

Seguem algumas fotos da atividade:

Bolsista e supervisora durante a encenação

Bolsista e supervisora durante a encenação

No centro a Supervisora do projeto na Escola acompanhada dos bolsistas durante uma das cenas da peça.

No centro a Supervisora do projeto na Escola acompanhada dos bolsistas durante uma das cenas da peça.

O grupo de bolsistas em cena.

O grupo de bolsistas em cena.

Da esquerda para direita. Supervisora do subprojeto PIBID- História Unifra; e bolsistas durante o momento do debate.

Da esquerda para direita. Supervisora do subprojeto PIBID- História Unifra; e bolsistas durante o momento do debate.

Para encerrar a atividade a turma construiu uma painel com as fotos das vítimas, batizado por eles de "Opressão Nunca Mais".

Para encerrar a atividade a turma construiu um painel com as fotos das vítimas, batizado por eles de “Opressão Nunca Mais”.