<< voltar

Ciclo de atividades da educação de jovens e adultos

Com o intuito de integrar a EJA nas atividades do PIBID subprojeto História, iniciaram-se, após conversas entre os bolsistas e a Profª Supervisora, Isa Cristina, debates de ideias para atividades a serem aplicadas com esta modalidade de ensino. Dentro da proposta do projeto sobre a reconstrução da história da Vila Schirmer (bairro do município de Santa Maria, interior do RS), que englobam educação patrimonial, ambiental e interdisciplinaridade.

A primeira fase deu-se com uma roda de conversa que reuniu todas as turmas, que correspondem aos três anos do ensino médio. Os alunos, que trabalham durante o dia e estudam a noite, são, em sua maioria, pessoas com famílias constituídas que acabaram deixando os estudos de lado em prol de outras responsabilidades ou alunos que encontraram dificuldades no ensino regular devido às metodologias utilizadas ou à problemas de cunho pessoal. Com este panorama, era esperado que não demonstrassem interesse em uma explanação longa e teórica, o que acabou determinando a escolha por uma troca de experiências, onde os alunos poderiam expor sua visão particular acerca do assunto trabalhado.

Desta maneira, as turmas foram reunidos em uma das salas de aula, para que se sentissem a vontade e compreendessem que o tom da atividade seria informal, fazendo com que os bolsistas que conduziriam a atividade não fosse vista como autoridade ou detentora do saber, mas sim como semelhante.

Em um dado momento um dos presentes sugeriu que as turmas fizessem o mesmo roteiro realizado pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental, em um passeio pela Vila Belga e pela Gare, porém à noite, para que pudessem analisar melhor o estado de conservações destes locais neste horário e como era feita sua guarda. Como os professores fizeram coro à ideia, foi definido que além do trabalho de literatura onde eles teriam que produzir textos sobre a Viação Férrea, seria agendado um passeio noturno em alguns pontos turísticos da cidade.

  A segunda fase do trabalho foi realizada pela professora de Literatura, com a produção dos textos pelos alunos. Dentre estes houve poemas, contos e crônicas, que os bolsistas pretendem compilar em uma revista literária no próximo semestre. Para o encerramento deste ciclo foi realizado o passeio, tão pedido pelos estudantes, professores e funcionários, atividade esta inédita na escola, pois até então não havia sido feito este tipo de intervenção com esta modalidade de ensino.

Bolsistas e alunos se preparando para o passeio de estudos.

Bolsistas e alunos se preparando para o passeio de estudos.