<< voltar

Projeto História de Santa Maria

Nesta atividade foi proposto que os alunos montassem um dominó gigante, no pátio da escola, contendo os distritos, bairros e municípios vizinhos de Santa Maria, conteúdos que no inicio os mesmos se confundiam muito, porém agora todos os conteúdos já haviam sido trabalhados pela professora da turma, sendo assim os jogos didáticos foram elaborados pelos bolsistas para servir de revisão do conteúdo.

O jogo continha 50 peças, confeccionadas em EVA, em cada peça uma pergunta e uma resposta. Cada aluno recebeu duas peças do jogo, após todos receberem as peças, os mesmo foram divididos em dois grupos A e B. O grupo A iniciou o jogo lendo sua pergunta em voz alta, após a leitura colocou a peça do jogo no chão, era a vez de quem tinha a resposta colocar sua peça, alguns logo já sabiam a resposta outros pediram ajuda aos colegas do grupo, quando finalmente a resposta estava correta lia-se a pergunta ao lado e iniciava-se novamente a busca pela resposta. A atividade foi desenvolvida com sucesso, tendo a participação de todos.

Na semana seguinte foi proposto aos alunos a montagem do quebra-cabeça dos distritos de Santa Maria, atualmente 10 distritos, sendo assim 10 peças. Os mesmos não poderiam usar o livro, nem mesmo o caderno para desenvolver a atividade. Alguns com grande facilidade montaram em poucos minutos, e logo posaram para a foto feliz, ao lado de seu jogo quebra-cabeça, como uma recompensa. Os demais tentaram avidamente montar seu jogo, e com alguns auxílios da bolsista Pibid conseguiram o êxito no final, posando assim para as fotos também como os demais alunos. Os pequenos adoram pintar, por isso, em uma das intervenções foi disponibilizado pela professora da turma, o mapa dos municípios vizinhos para cada aluno colorir de acordo com o mapa gigante, em EVA exposto no quadro negro, construído pelos pibidianos.

Para finalizar as atividades, foi proposto à professora titular da turma, um passeio a Vila Belga ponto turísticos de Santa Maria, bem como trabalhar as questões ligadas a ferrovia. No dia combinado, todas as crianças se fizeram presente na escola, ansiosas pelo passeio, a começar pela viagem de ônibus, a primeira para muitos alunos, assim como conhecer o centro da cidade, lugar muitas vezes distante deles.

Alunos expondo seus mapas do município.

Alunos expondo seus mapas do município.

Imagem7

Alunos durante o passeio de estudo aos pontos históricos do município.

Alunos e bolsistas durante o passeio de estudo aos pontos históricos do município.