<< voltar

Roda de Conversa

RODA DE CONVERSAS GAUCHESCAS: RESGATE DA CULTURA SUL-RIO-GRANDENSE NO ENSINO DE GEOGRAFIA

 

A presente atividade visa a descrever uma metodologia diferenciada de ensino, que envolva os aspectos histórico-culturais, a fim de (re)valorizar a identidade cultural, uma vez que o ensino de Geografia oportuniza (re)pensar e resgatar a tradição gaúcha através de procedimentos metodológicos que enalteçam os hábitos, os costumes e  outros aspectos da cultura sul-rio-grandense.

A proposta foi aplicada a duas turmas de 7ºs Anos (Azul e Verde), da Escola Municipal de Ensino Fundamental CAIC – “Luizinho de Grandi”, Santa Maria (RS). Seguindo as seguintes etapas: dividiu-se a turma conforme o número de alunos, considerando suas habilidades e competências. Cada grupo recebeu uma temática para pesquisa: gastronomia, literatura, música tradicionalista, vestimentas típicas e imaginário lendário.

Após, realizaram pesquisas em sites oficiais como do Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG) e em livros didáticos, bem como montaram suas apresentações, utilizando diferentes recursos, como: jornal e/ou revistas, livro de receitas, maquetes, mapas temáticos, portfólio e construção de poemas. Por fim, para a socialização das atividades organizou-se uma roda de conversas e de chimarrão.

Exibindo 20140929_155516.jpgExibindo 20140929_155947.jpgExibindo 20140929_155934.jpg