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Publicações

Desejo: sentido originário e consciência ética no pensamento de Levinas – 2016

Marcos Alexandre Alves

Este livro visa explicitar o pano de fundo fenomenológico a partir do qual se elabora o conceito levinasiano de Desejo. Procura-se, além disso, mostrar em que medida o referido conceito não só representa uma crítica ética ao predomínio do saber, mas também que o Desejo é o móbil fundamental – sentido originário – da atividade teórico-critica, necessária à filosofia. O objetivo é mostrar que o Desejo, em sentido levinasiano, é uma intencionalidade não-teórica, mediante a qual Levinas coloca em questão a primazia da atitude intelectual e da auto-reflexão do logos filosófico. Mas este questionamento, antes de ser a negação do teórico, é a sua própria condição. Assim, o Desejo é o movimento que inverte o para-si em para-o-Outro, efetivando-se como transcendência ou abertura à alteridade – consciência ética.

http://media.wix.com/ugd/48d206_0ef4a4d7719a4aa6b9cf057123558e62.pdf

 

O cosmopolitismo kantiano: do melhoramento dos costumes humanos à instituição da paz – 2016

Diego Carlos Zanella

 O cosmopolitismo é uma teoria que volta e meia ressurge, mas que na maioria das vezes é expressa em forma adjetivada. No entanto, o cosmopolitismo é um conceito ocidental que representa a necessidade que agentes sociais têm de conceber uma entidade moral, política e cultural, maior do que a sua própria pátria e que engloba todos os seres humanos em escala global. O cosmopolitismo, portanto, pressupõe uma atitude positiva em relação à diferença, um desejo para construir amplas alianças e comunidades globais – iguais e pacíficas – de cidadãos que deveriam ser capazes de comunicar-se e relacionar-se além das fronteiras culturais e sociais formando uma solidariedade universalista. O cosmopolitismo defende a igualdade e a liberdade entre os homens. O cidadão do mundo – o cosmopolita – é uma pessoa que deseja transcender a divisão geopolítica que é inerente às cidadanias locais dos diferentes Estados e países soberanos.

http://media.wix.com/ugd/48d206_731d06be901c49af87deb0a74bd73738.pdf

 

Ensino e profissão docente – Edição Comemorativa aos 25 anos da Jornada Nacional de Educação – 2016

https://issuu.com/editoraunifra/docs/ensino_e_profiss__o_docente_-_edi__

 

CADERNO PEDAGÓGICO – 2015

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário Franciscano prevê, entre suas ações, a elaboração de atividades pedagógicas diferenciadas, produzidas pelos bolsistas de ID e seus supervisores nas escolas parceiras sob a orientação dos professores coordenadores dos Subprojetos. Essas atividades são apresentadas no formato deste Caderno Pedagógico, que reúne todos os Subprojetos vinculados ao PIBID do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria/RS.

2º Caderno Pedagógico PIBID – Centro Universitário Franciscano

 

LIVRO – 2015

EPISTEMOLOGIA, INTERDISCIPLINARIEDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

      A proposta central do livro gira em torno de uma reflexão acerca do desenvolvimento de uma cultura educacional interdisciplinar, autônoma e comprometida com ações que fortaleçam os processos de formação de professores e a melhoria do ensino e da aprendizagem na Educação Básica. Enfim, essa coletânea de textos visa contribuir para uma profunda discussão sobre epistemologia, interdisciplinaridade e educação, e destina-se a alunos de cursos de licenciatura, professores e gestores da educação básica e do ensino superior.
EPISTEMOLOGIA, INTERDISCIPLINARIEDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA THAUMAZEIN (V. 7, n 14 , 2014)

PIBID E ENSINO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Esta edição da Revista Thaumazein apresenta um panorama geral do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário Franciscano e alguns resultados do trabalho desenvolvido nos seus subprojetos. Cada artigo mostra o Programa desde um âmbito específico, para que na composição geral do Dossiê, se possa ter uma visão geral acerca do que vem sendo desenvolvido pelo PIBID. Ao longo deste percurso foram desenvolvidas atividades que ultrapassaram os muros da IES e das escolas, com ações que tem fortalecido os processos de formação inicial e permanente dos envolvidos e a melhoria do ensino e da aprendizagem na Educação Básica. Destaca-se, ainda, valorização da ética na formação de educadores responsáveis, comprometidos e preparados para o exercício da docência.
http://www.periodicos.unifra.br/index.php/thaumazein/issue/view/18

CADERNO PEDAGÓGICO – 2014

Como parte da experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID ‐ do Centro Universitário Franciscano, reunem-se neste caderno, relatos de algumas das atividades didáticas desenvolvidas por oito subprojetos de diferentes cursos de licenciatura em escolas da rede pública de Santa Maria, RS no ano de 2013.
Os autores são bolsistas de iniciação à docência, professores da Educação Básica, atuantes nas escolas parceiras do projeto, na condição de bolsistas supervisores, professores do Centro Universitário Franciscano que atuam como coordenadores de área dos subprojetos e colaboradores que também compõem alguns dos grupos.

Caderno Pedagógico – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Centro Universitário Franciscano

LIVROS – 2014

Os livros apresentam o Programa e seus Subprojetos, e são o resultado de todo o trabalho integrado realizado pelos Bolsistas PIBID do Centro Universitário Franciscano, que é apresentado sob o olhar de seus Coordenadores, antigos e atuais. Cada texto mostra o Programa sob um viés, um ângulo específico, para que se possa ter a visão do todo a partir dos detalhes.
Agradecemos à CAPES, ao Centro Universitário Franciscano, a Pró-reitoria de Graduação, aos coordenadores dos cursos de licenciatura, às equipes diretivas das escolas parceiras, à SMED, à SEDUCRS e a todos os pibidianos pela realização desse Programa.

A relação entre ensinar e aprender a profissão docente: Reflexões e ações do Pibid Centro Universitário Franciscano

Formação inicial e continuada de professores: Reflexões e experiências do Pibid Centro Universitário Franciscano