<< voltar

Projeto Copa: Copa de 70 e a Ditadura Civil-Militar

Esta atividade foi de cunho interdisciplinar, envolveu o subprojeto PIBID História/UNIFRA e Ed. Física/UFSM. O desenvolvimento deste projeto não se limitou a fazer uma breve análise da copa de 70, mas sim através da interdisciplinaridade deste conteúdo abordado, orientar os alunos a analisar o contexto social que esteve por trás de um evento de tamanha influência.

 

Primeiramente, para os alunos da 5ª série, foram apresentados alguns aspectos sobre o período de Ditadura Civil-Militar Brasileiro e a influência que este representou para a Copa de 70, pois haveria a apresentação, por parte dos bolsistas PIBID Educação Física e Pedagogia, do filme “O ano em que meus pais saíram de férias” (2006, Cao Hamburguer, Brasil), que faz referência ao tema trabalhado. Finalizando com uma atividade lúdica sobre o período ditatorial: um jogo da memória.

Este “jogo da memória” consistiu em auxiliar os alunos a entenderem os conceitos de censura, repressão e os diversos tipos de tortura que ocorriam durante a Ditadura Militar no Brasil. Em um primeiro momento os alunos foram divididos em cinco grupos, cada grupo recebeu 20 cartas. Dez cartas possuíam imagens referentes à Ditadura, as cartas restantes possuíam as descrições das imagens. Em seguida, os alunos que pegaram as cartas com imagens e começaram o jogo. Mostrando a imagem e tentando descreve-la, os demais deveriam procurar a descrição que se referia à imagem do colega. Esta etapa foi repetida até todas as cartas encontrarem seus pares. Durante esta atividade foi possível explicar um pouco mais sobre a Ditadura Militar.

Sendo assim, foi possível associar dois períodos:
Primeiro: Ano de 70, copa do mundo e muitas atrocidades durante a ditadura. De que modo a copa do mundo e o Brasil como campeão serviu de propaganda durante o regime.
Segundo: 2014, copa do mundo importantes investigações feitas pela CNV (comissão nacional da verdade) referente aos crimes ocorridos naquele período.