<< voltar

Atividades Subprojeto História/2013

Durante o ano de 2013, o PIBID História contou com vinte bolsistas, divididos em duas escolas: Escola CAIC Luizinho de Grandi e Colégio Coronel Pillar.
Foram realizadas durante este período atividades como: cineclubes, Semana da Consciência Negra, apresentação de peças teatrais, exposições de materiais didáticos, saída de estudos, entre outros.

CINECLUBE

O cineclube tratou sobre a Semana da Consciência Negra. Foi apresentado para os alunos o curta-metragem Vista Minha Pele.

Também trabalhou-se sobre a questão de Preconceito na Escola Coronel Pillar, sendo apresentado filmes como Xingu e  Billy Elliot. Abaixo um dos cartazes feito pelos bolsistas para divulgação do Cineclube.

EXPOSIÇÕES

Na escola Coronel Pillar os bolsistas fizeram uma exposição sobre a História da Escola, durante o aniversário desta.

No CAIC se fez uma exposição, no fim do ano, com todos os materiais confeccionados pelos alunos, durante as intervenções dos bolsistas em sala de aula.

OFICINA HISTÓRIA DE SANTA MARIA

A Oficina de História de Santa Maria foi criada para comemorar o Aniversário da cidade.  Criou-se um material audiovisual onde tinha-se fotos antigas de locais marcantes de Santa Maria – como a Avenida Rio Branco, o Calçadão, a Viação Férrea, entre outros -, comparando-as com os mesmos  locais nos dias de hoje. Também se falou sobre a origem lendária da cidade, a questão de ela ter sido uma rota de passagem para as tropas portuguesas, passando pelo início do processo de urbanização e industrialização.

Trazer a cidade e a sua História para mais perto dos alunos. Mostrar a eles a importância que Santa Maria teve para a formação do Estado.

                           

OFICINA DE GRAFITE

A Oficina de Grafite desenvolveu-se na Escola CAIC, no mês de junho, também em comemoração ao Aniversário da cidade de Santa Maria.

Primeiramente, se pediu para os alunos das turmas dos 6º anos levarem para as salas de aulas papelão e caixas de papel, que pudessem ser riscados e recortados. Com o material em mãos, os alunos desenharam motivos que lembravam a cidade: o seu nome, a locomotiva, o mapa do Rio Grande do Sul, entre outros. Assim, foram confeccionados moldes, o que costuma-se chamar de estêncil.
Posteriormente, com a compra de tintas spray e de tecidos, os alunos foram convidados a, com os seus moldes, grafitar.
Lembrou-se a estes alunos que a arte sempre esteve presente na vida do ser humano, desde os tempos mais remotos os homens pré-históricos já desenhavam nas cavernas cenas do cotidiano e, com o passar dos anos, as técnicas só foram se aprimorando.

OFICINA DE HISTÓRIA DO FUTEBOL

Cartaz feito pelos bolsistas da Escola Coronel Pillar divulgando a atividade que aconteceria.

SAÍDA DE ESTUDOS

Os alunos dos sextos anos da Escola CAIC realizaram um passeio pelos entornos da Vila Lorenzi, local de residência da maioria deles.
O passeio foi pensado como uma maneira deles conhecerem o espaço em que vivem e, aprenderem a valorizar o que é seu. Eles foram levados para os locais que são considerados destaques dentro do bairro, como Igrejas, Escola, Empresas e Terrenos abandonados onde observaram a quantidade de lixo espalhado pelo chão e, logo entenderam que aquela atitude não era uma atitude de alguém que valoriza e cuida do seu patrimônio.

TEATRO

O Teatro na Escola Coronel Pilar trabalhou com os alunos  a questão da improvisação e, juntando os conteúdos desenvolvidos na sala de aula, com pequenas peças teatrais.

Dentro da Escola CAIC foi montada uma peça de teatro.
Sobre a Lenda de Imembuí no primeiro semestre de 2013.