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Projeto – 018/2010

2013 – CAPACITAÇÕES PEDAGÓGICAS

Um dos principais objetivos do PIBID é promover a qualificação docente. Para que este objetivo seja alcançado, o programa realiza uma série de ações, algumas contínuas e inerentes ao projeto, como a inserção semanal no contexto escolar e as reuniões de planejamento dos subprojetos, outras pontuais, como os Encontros de Formação e as Capacitações de Novos Bolsistas.

Todos os oito subprojetos atuantes no PIBID Unifra realizam inserção semanal nas escolas da rede conveniada ao programa. Essa inserção é acompanhada pela professora supervisora, também bolsista no programa, além da equipe diretiva da escola. Os bolsistas envolvidos na inserção têm como meta realizar atividades de monitoria e apoio pedagógico, o que só é possível após as reuniões pedagógicas, também semanais. Nestas reuniões, são discutidas questões pedagógicas, são apresentadas as boas práticas, são planejadas as próximas inserções e atividades diversas.

Os Encontros de Formação são uma ação esporádica, cujo propósito é reunir professores em formação e em serviço para discutir metodologias de ensino e aprendizagem, avaliação, relações interpessoais, entre outros aspectos pertinentes ao contexto escolar.

As Capacitações de Novos Bolsistas acontecem duas vezes por ano, sempre que um grupo expressivo de novos bolsistas ingressa no PIBID em razão das formaturas. Esses bolsistas são capacitados a utilizarem tecnologias na sala de aula, a construírem e atualizarem seus currículos Lattes, a produzirem textos acadêmicos de diversos gêneros, além de terem de realizar uma considerável quantidade de leituras teóricas, que já foram realizadas pelos seus colegas mais antigos no programa, para poderem acompanhar o grupo veterano no trabalho.

Todas as outras ações descritas neste site, como os eventos, as Oficinas Pedagógicas e os cursos de formação continuada também promovem a capacitação pedagógica de todos os envolvidos (direta ou indiretamente) com o PIBID.

Capacitação bolsistas PIBID 2013

2013 – CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

O PIBID UNIFRA, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação do Centro Universitário Franciscano, tem promovido uma série de ações que visam a formação continuada dos professores em serviço da rede pública de ensino. Algumas dessas ações consistiram na participação dos bolsistas PIBID nos momentos de reuniões pedagógicas das escolas, de forma sistemática e metodológica, fazendo com que os professores da rede pública aproveitassem o momento de suas reuniões para estudo e reflexão acerca de sua prática pedagógica. Nesses encontros foram discutidas questões como metodologias de ensino, políticas públicas e avaliação. Ações dessa natureza se concentraram basicamente no ano de 2010, quando o programa teve início em nossa instituição, e foi preciso criar e estreitar os vínculos entre universidade e escola.

Em 2011, com as relações com as escolas parceiras e as secretarias de ensino mais sedimentadas, o PIBID/UNIFRA promoveu o primeiro curso de Formação Continuada para a Prova Brasil. Esta ação foi composta de oficinas que buscaram discutir e trabalhar os descritores avaliados pela prova aplicada em todo o Brasil. Também foram proferidas palestras que tinham por objetivo conscientizar os professores da importância da avaliação para a promoção de políticas públicas para a Educação Básica. Naquela ocasião, participaram do curso de 40 horas professores do Ensino Fundamental da rede pública municipal e estadual, que se reuniram no espaço da UNIFRA durante o período de 3 semanas.

Em 2012, nos meses de agosto e setembro, o PIBID promoveu o curso de Formação Continuada em Alfabetização, com o título “ ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DOCENTES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, em parceria com a Secretaria de Município de Educação de Santa Maria (SMED). Deste curso participaram cerca de 100 professores alfabetizadores. Foram ofertadas cinco oficinas, totalizando 20h de curso.

Neste primeiro semestre de 2013 estamos promovendo, também em parceria exclusiva com a SMED, o segundo curso de Formação Continuada para a Prova Brasil, como título “SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTENDER O PROCESSO E ALCANÇAR AS METAS”. O curso está atendendo cerca de 240 professores da rede municipal de ensino, que estão divididos em três grupo: anos iniciais, anos finais de Língua Portuguesa e anos finais de Matemática. A divisão em grupos foi organizada para que se pudesse atender às especificidades de cada grupo. Ao contrário da primeira edição, acontecida em 2011, esta se estende pelo período de cinco meses, indo de março a julho de 2013, e compreende encontros presenciais e a distância. O principal objetivo deste curso é promover uma intensa reflexão acerca das práticas pedagógicas que levam ao sucesso ou ao fracasso nas avaliações nacionais e fazer com que essas reflexões permeiem a prática diária do professor, não só os períodos de avaliação.

Outras ações estão sendo planejadas para o ano. Tão logo elas se concretizem, estaremos descrevendo-as aqui.

Veja alguns registros do curso de Formação Continuada para a Prova Brasil 2013

2013 – Jul. III Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência da URI

Nos dias 22 e 23 de julho de 2013, o PIBID/UNIFRA participou do III Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência da URI, tanto com a fala da coordenação institucional em um painel sobre as experiências PIBID, quanto na apresentação e avaliação de trabalhos. Foram dois dias de muito compartilhamento e integração entre os programas do RS e entre os bolsistas dos subprojetos PIBID/UNIFRA. Vejam as fotos.

2012 – REUNIÕES COM OS SUBPROJETOS

Ao longo do segundo semestre de 2012, a Coordenação Institucional do PIBID/UNIFRA, constituída pelos professores Valeria Iensen Bortoluzzi (Coordenadora Institucional) e Marcos Alexandre Alves (Coordenador de Gestão de Processos Pedagógicos), visitou todos os subprojetos do PIBID/UNIFRA, para conversar com bolsistas ID, bolsistas de supervisão e coordenadores de área sobre as alterações que o projeto estava sofrendo com a chegada de três novos subprojetos (História, Letras Inglês e Geografia), bem como discutir o regimento interno do programa e proposições dos grupos para a Capes. Nesses momentos de reunião, os bolsistas puderam tirar suas dúvidas sobre questões operacionais do PIBID e mostrar suas práticas/atividades.

Pretendemos repetir estas reuniões entre os meses de maio e junho de 2013, após a realização do Seminário PIBID, para que possamos avaliar o evento e conversar sobre o ano que está em curso.

2012 – Dez. VISITAS AS ESCOLAS PARCEIRAS

A Coordenação Institucional do PIBID/UNIFRA visita oficialmente as escolas parceiras uma vez no ano para reafirmar a parceria e traçar as estratégias de trabalho com os parceiros. Mas, além da visita oficial, a Coordenação Institucional participa das atividades das escolas, principalmente quando elas envolvem a atuação do PIBID. Estamos presentes em momentos como feiras de ciências, atividades cívicas, mostras acadêmicas, comemorações diversas. Participar desses momentos é reconhecer o trabalho de quem luta pela melhoria da educação do país. Por isso, esses são momentos mais significativos, pois há muita troca de experiência e a vivência com a comunidade escolar.

Aniversário de 40 anos da Escola Walter Jobim.
Coordenação Institucional (à esquerda) no aniversário de 40 anos da Escola Walter Jobim.

2012 – Dez. PROJETO DA CARTILHA DA CIDADANIA

Tem-se como objetivo conscientizar os estudantes da Escola Básica sobre a importância do voto responsável para a ampliação e consolidação da Democracia. Justifica-se pelo fato de que o descrédito na política e em boa parte dos políticos coloca em sério risco a consolidação da democracia no Brasil. A experiência democrática em nosso país é recente e frágil, precisamos unir esforços para estimular e ampliar a participação da população na consolidação das instituições democráticas e de direito. Do contrário, corremos o risco de que a democracia seja apenas uma definição idealizada e não algo que permite uma sociedade mais justa, fraterna e livre. Por isso, faz-se necessário um empenho cada vez maior dos educadores e das instituições de ensino no sentido de conscientizar, esclarecer e estimular as novas gerações a terem um entendimento e um envolvimento cada vez maior com a política. Isso é salutar tanto no sentido e um voto consciente, como na possibilidade da responsabilização e renovação necessária da política e dos partidos políticos, com novos candidatos e novas propostas e projetos para a melhoria da sociedade e da promoção do bem comum. Há muita confusão no sentido

Com a realização:

PIBID 02                                      Centro Universitário Franciscano

Apoio:

2012-2011 CIRCUITO PIBID/UNIFRA

O Circuito PIBID/UNIFRA é uma ação em que as escolas conveniadas ao PIBID/UNIFRA têm a oportunidade de circular no ambiente universitário e conhecer a infraestrutura da IES  (biblioteca, laboratórios, espaços de convivência, salas de aulas e auditórios) e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos subprojetos.

Na primeira edição, em 2011, os subprojetos de Português, Química, Matemática, Filosofia e Pedagogia organizaram um dia de atividades especiais na Unifra para receber os alunos das escolas conveniadas.

Em 2012, o Circuito aconteceu junto à Mostra das Profissões, no dia 20 de outubro, e aproveitamos a mobilização dos 32 cursos de graduação da instituição, além de toda a estrutura educacional e de serviços, para receber cerca de 300 alunos , que circularam pelos estandes institucionais e participaram das diferentes atividades propostas pelos cursos. O PIBID possuía um estande próprio, com distribuição de brindes para os alunos das escolas públicas que respondiam corretamente às questões propostas em um quizz multidisciplinar. Além disso, o PIBID propôs uma atividade de representação com os maiores pensadores sobre educação de todas as épocas, denominada “Linha do tempo do conhecimento“, que foi apresentada durante 30 minutos no palco central da Mostra. Ainda, cada subprojeto planejou suas próprias atividades integradoras com os cursos de licenciatura.

Veja alguns registros do Circuito PIBID 2011 e 2012

 

Linha do tempo do conhecimento