<< voltar

Sensoriamento Remoto no Ensino de Geografia

As técnicas do sensoriamento remoto possibilitam um novo olhar do educando frente à Geografia, como uma ciência mais dinâmica e envolvente e isso possibilita um maior envolvimento dos alunos. Por isso, os bolsistas PIBID/GEOGRAFIA, juntamente com alunos da disciplina Sensoriamento Remoto (integrante da matriz curricular do curso de Geografia da Unifra), desenvolveram uma proposta voltada ao estudo do meio ambiente através de técnicas de sensoriamento remoto na Escola Municipal CAIC “Luizinho de Grandi”. A atividade teve início no decorrer da Semana do Meio Ambiente (junho de 2013) e se estendeu até o final de julho.

Sensoriamento

A partir da realização do projeto, os alunos foram instigados a refletir sobre os problemas ambientais do bairro Lorensi, Santa Maria (RS). Como produto final deste projeto e da percepção dos alunos, foram criados vídeos, panfletos, teatros, obras de arte com material reciclável e um programa piloto para a rádio escolar. Entre os vídeos se destacam:

Lições de Joãozinho

Jornal do CAIC

Programa piloto de rádio

Paródia “O show das poderosas