<< voltar

Apresentação

Sob o título ” Clio na sala de aula: integração entre ensino e pesquisa histórica”, as atividades de iniciação à docência propostas pelo subprojeto do curso de História do Centro Universitário Franciscano estão pautadas nas demandas atuais do ensino de História no Brasil e no perfil do curso.

A proposta visa desenvolver atividades de iniciação à docência que se baseiem na integração do ensino-aprendizagem com a construção do conhecimento histórico, rompendo com a dicotomia pesquisa e ensino, frequentemente encontrada.

Professores, licenciandos e estudantes desenvolvem atividades que permitem refletir, discutir e construir conceitos de tempo histórico, memória histórica e patrimônio com base na experiência social sua e de sua coletividade.

A valorização da história da escola, do bairro, da comunidade e de seus agentes é o meio escolhido pelo projeto para promover a conscientização dos educandos de seu papel como sujeitos históricos.

A elaboração de recursos didáticos, atividades de monitoria e acompanhamento pedagógico, a inserção de estratégias inovadoras para o ensino-aprendizagem, a pesquisa e a organização de eventos são ações do projeto.