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Apresentação

O subprojeto Letras-Português visa a integração entre educação superior e educação básica no compartilhamento de ações na formação de professores, focado na temática “Formação de leitores: ações formativas para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita”.

Um olhar sobre as ações do subprojeto Letras-português

Com a finalidade de concretizar e consolidar a formação inicial e continuada de professores na área de Letras-Português, pretende fomentar a construção de competências e habilidades necessárias ao exercício da docência, assim como contribuir para a [re]significação da identidade profissional dos docentes em serviço.

Eixos norteadores:

a. Indissociabilidade entre teoria e prática ;
b. Conhecimento compartilhado;
c. Interdisciplinaridade como atitude articuladora e dinamizadora do currículo;
d. Pesquisa na educação e
e. [Re]construção de saberes docentes

Estes cinco eixos norteadores devem ser priorizados nos processos formativos do PIBID/UNIFRA, já fundamentados na concepção e instrumentabilidade ligada às ações do projeto Institucional.

Objetivos

Objetivo geral:

Promover ações que capacitem o aluno do curso de Letras-Português da UNIFRA (bolsista) a trabalhar, com alunos do ensino médio, as habilidades de leitura de textos literários e de gêneros variados para, interpretar e produzir textos, ler criticamente e, assim, tornar-se efetivamente responsável pelo desenvolvimento da leitura.

Objetivos específicos:

Identificar as concepções de leitura que os licenciandos de Letras possuem e a relação dessas concepções com as experiências de leitura desses acadêmicos.

Implementar ações formativas de leitura aos futuros professores, com vistas ao desenvolvimento das competências necessárias para a formação de leitores, bem como a capacitação dos acadêmicos (licenciandos-multiplicadores) para que repliquem as ações propostas nas comunidades onde atuarão enquanto bolsistas.

Estreitar parcerias com escolas públicas para aplicação das ações pelos licenciandos-multiplicadores.

Desenvolver ações pedagógicas interdisciplinares, utilizando-se de materiais de apoio didático e do ambiente virtual da Unifra.

Elaborar e/ou produzir materiais de ensino da leitura em Literatura e Língua Portuguesa, considerando os níveis específicos de conhecimento na área.

Elaborar e publicar material de referência sobre as ações, as aplicações e sua eficácia na área de Letras-Português, tendo como foco principal os professores do ensino médio.

Metas:

A meta maior definida pelo subprojeto está vinculada ao processo de consolidação de uma política de formação de professores-leitores, para que futuros professores e professores em serviço se constituam leitores e, sobretudo, sejam capazes de formar leitores. Espera-se, também, contribuir com o projeto educativo nacional, com a elaboração de materiais de referência, baseados em experiências reais e concretas de aplicação de ações formativas na área de Letras-Português.