<< voltar

Cine Consciência na Escola

“Cine Consciência na Escola” pretende oportunizar ao educando espaços de reflexão em torno de questões contemporâneas por meio do cinema na escola. O objetivo é propiciar uma efetiva construção de conhecimento com dimensão interdisciplinares apoiado na apresentação e discussão de filmes que abordem temas de interesse da comunidade escolar.

Abaixo comentários de como se seguiu as atividades nas escolas parceiras:

-A atividade visou analisar, sob uma perspectiva filosófica, o filme “A Onda” (título original: Die Welle, direção de Dennis Gansel, 2008), rando os conteúdos de Filosofia Política, enfocando a discussão sobre os regimes políticos autoritários. A atividade se dividiu em quatro momentos: 1) Introdução: apresentação técnica do filme; 2) Desenvolvimento: apreciação da obra; 3) Discussão: realizou-se uma conversa informal sobre o filme e suas possibilidades interpretativas, onde foram destacados elementos dos regimes autoritários presentes na obra, bem como em nossa própria realidade social; 4) Fechamento: os estudantes responderam por escrito a questão: O que atrai as pessoas nos regimes autocráticos? Diorge Vieira (professor supervisor da Escola Estadual Érico Veríssimo).

-Os alunos demostraram um grande entusiasmo em ralação a essa abordagem. Considerando que o filme foi um mecanismo de sensibilização a respeito do conteúdo que iriamos trabalhar, desta forma foi ais significativo para os alunos a temática abordada. O uso do cinema coo uma ferramenta didática nos trouxe um leque de possibilidades de abordagem dos conteúdos nas aulas de Filosofia. Amanda Pires (bolsista PIBID).