<< voltar

Somos iguais com nossas diferenças

O Sub-projeto Filosofia do PIBID/UNIFRA, coordenado pela Profa. Mitieli Seixas da Silva e em colaboração com a Profa. Maria Isabel Veras Orselli do curso de Engenharia Biomédica do Centro Universitário Franciscano coordenam o Projeto “Brincando com as disciplinas”.

WP_20170418_10_19_28_Pro (2)

O Projeto “Brincando com as disciplinas” teve o tema integrador “Somos iguais com nossas diferenças”, o projeto foi montado com o objetivo principal de provocar a reflexão a partir da experiência. Nesse sentido, a execução do projeto contou com três momentos principais:

1) Apresentação da proposta e a discussão de “modelos de deficiência”;

2) O convite aos alunos para participarem das cenas cotidianas e dos jogos Paralímpicos;

3) A reflexão através da escrita de suas impressões acerca das atividades.

WP_20170418_10_15_59_Pro (2)

 

Relato profa. Mitieli

Eu pude circular durante toda a manhã por cada uma das cenas e isso me permitiu recolher diversas impressões dos estudantes nas atividades. Logo no início, quando montamos o circuito de cadeira de rodas, uma aluna disse estar “chocada” com a dificuldade que era subir a rampa que dava acesso ao saguão da escola de cadeira de rodas, ela falou que não tinha qualquer noção de como isso era difícil e imediatamente apontou para o fato de que se a rampa fosse menos íngreme ou estivesse íntegra, pois o cimento estava desmanchado em uma das partes, seria mais fácil cumprir a tarefa. Outro fato interessante que pude acompanhar foi a experiência de duas irmãs gêmeas, sendo que uma não enxerga quase nada e a outra não apresenta essa dificuldade. As duas foram convidadas a participar do revezamento para deficientes visuais e foi interessante observar a atitude da menina sem deficiência visual, a qual disse ter percebido como era a vida da irmãzinha dela. Relatos desse estilo aconteceram na cena do ônibus também, onde os meninos tiveram dificuldades para subir as escadas do ônibus quando colocavam a barriga simulando uma gravidez. Por fim, gostaria de destacar o quanto foi interessante a atividade comandada pela professora Maria Isabel Veras Orselli do curso de Engenharia Biomédica, que fez teste de equilíbrio utilizando a plataforma Wii Fit Balance Board do Nintendo. Ao projetar a mudança do equilíbrio simulando dificuldades (como sobrepeso ou esbarrões no ônibus), a professora estimulou os alunos a pensar sobre o quanto qualquer pequena mudança em nossos corpos pode trazer dificuldades adicionais para mantermos a postura ereta e não tombarmos, os estudantes adoraram utilizar a tecnologia e fizeram fila para entender os conceitos de física aplicada ao movimento.

Durante a atividade tivemos manifestações positivas dos professores da Escola e pedidos para que expandíssemos a atividade para os outros turnos e também a levássemos para outras escolas. A sequência do projeto será montarmos um livro com a descrição e proposta de atividades para que na sala de aula os professores das diferentes disciplinas possam continuar o trabalho da oficina.