<< voltar

Gincana da Multiplicação

O grupo de bolsistas PIBID realizou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Adelmo Simas Genro uma Gincana da Multiplicação, com o intuito de proporcionar aos seus alunos uma atividade que unisse a ludicidade e os conhecimentos que haviam sido adquiridos anteriormente em sala de aula.

As provas da Gincana da Multiplicação foram:

Prova da Bexiga: os alunos estouravam uma bexiga e de dentro dela retiravam um bilhete que continha um cálculo a ser resolvido ou um vale pontos, o grupo que concluísse o cálculo primeiro e corretamente ganharia os pontos da rodada.

Prova da Argola: cada grupo escolhia seu representante para arremessar as argolas nos pés de duas classes, a quantidade de argolas acertadas definiria o grau de dificuldade da questão que o grupo precisaria resolver.

Prova Responda e Ganhe: foi confeccionado pelos bolsistas um painel em T.N.T. com bolsos, em cada bolso havia um problema matemático. Um representante de cada grupo escolhia aleatoriamente um bolso, retirava o problema e corria para seu grupo. O grupo que resolvesse primeiro e corretamente a questão ganharia os pontos da rodada.

Batalha do Jogo Adivinhe a Multiplicação: nessa prova os grupos se enfrentariam no jogo Adivinhe a Multiplicação, que consiste em distribuir igualmente um baralho para dois jogadores (excluindo Rei, Dama e Valete), o jogador, ao sinal dado, pega a carta que está acima do seu monte (sem virá-la para ele) e coloca à altura da orelha, o juiz do jogo (terceiro jogador ou professor) multiplica o valor das duas cartas e diz em voz alta o produto obtido. Sabendo o produto e o fator que está na mão do jogador à sua frente, ele precisa descobrir o seu fator. Quem descobrir primeiro o valor da sua carta ganha a rodada, ao término das cartas, o jogador que obtiver o maior número de pares ganha o jogo.