<< voltar

Mudando o ideário sobre o indígena

Atividade realizada na escola Coronel Pilar, nas turmas 61 E 62 do Ensino Fundamental Turno tarde.

A partir de conteúdos pré-trabalhados pela professora sobre a “pré-história” Brasileira, e os indígenas que aqui habitavam antes da chegada dos Portugueses, que são chamados de descobridores.

Em um primeiro momento a proposta foi de uma apresentação de documentários sobre indígenas, mostrando como estão inseridos em meio nacional. Depois trazendo para o contexto Municipal, apresentando-lhes algumas noções básicas sobre o modo de vida dos indígenas em nossa região Santa Maria/RS.
Os pibidianos junto com a professora entram em debate sobre qual era a visão dos educandos sobre os indígenas antes de verem os documentários e depois, mostrando-lhes a importância do índio no meio, e sua segregação da sociedade, pelo chamado “branqueamento” cultural.
Assim desconstruindo o ideário sobre o indígena preguiçoso e que tem segundo os educandos “celulares melhores que os nossos “, e abrindo-lhes um leque de novas ideias sobre os índios.
Após esse momento foi levada a turma para sala de aula, onde foi proposta atividade separando a turma em 4(quatro) grupos e lhes dando a possibilidade de se expressarem por via de desenho ou escrita., ou ambos, ou outras formas livres. Sobre o que eles achavam dos indígenas, antes e agora (após atividades), ou perpetuando entre esses momentos.

Após a atividade, com objetivo de desconstruir o imaginário esse que a maior parte das pessoas tem sobre os indígenas, ambas turmas mostraram mudança da forma de pensar, e maior respeito e compreensão da situação dos índios no Brasil e em Santa Maria/RS.

Atividade  (1)

Atividade  (4)

Atividade  (2)

Atividade  (5)

Atividade  (3)