<< voltar

Jogo hiperlinks: Conhecendo a História

Com o objetivo de mapear possíveis dificuldades na aprendizagem dos alunos dos 6º anos, sobre os primeiros conceitos de História, foi planejada pelos bolsistas PIBID uma atividade avaliadora diferente da tradicional “Prova”. Nesse sentido, foi cogitada a ideia de produção de um jogo didático pedagógico, pois, acreditamos ser essa, uma forma prazerosa de aprender conteúdos e melhorar as relações em sala de aula. Sobre isso, Celso Antunes nos aponta que o jogo “pode ensinar, pode aprimorar relações interpessoais e ainda causar intensa sensação de alegria, prazer e motivação.” (ANTUNES, 2012, p. 14).

Para desenvolver a atividade os bolsistas com a orientação da professora supervisora criaram perguntas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso sobre o conteúdo. Em um segundo momento, foi discutido que tipo de jogo seria desenvolvido, chegando à conclusão que para essa respectiva atividade, o jogo de hiperlink intitulado “Jogo de Hiperlink: Conhecendo a História” seria uma boa opção, pois, o mesmo é dinâmico e atrativo devido os inúmeros gifs.
Decidido o tipo de jogo a ser desenvolvido, partimos para a construção do mesmo. Posteriormente a isso, foi apresentado a versão final para a supervisora PIBID, que por sua vez, aprovou já deixando marcado a sala de vídeo para a projeção do jogo. No dia 12 de abril, a atividade foi desenvolvida nas seguintes turmas: 63, 61 e 62.
Sendo, o objetivo principal alcançado com êxito. O nível de entendimento dos alunos sobre o conteúdo trabalhado pode-se dizer que foi satisfatório, porque foram respondidas de forma errada pouquíssimas questões, variando de uma a duas questões errada por turma, em um total de 16 questões.
Além disso, como o jogo tinha regras bem definidas – quanto ao respeito necessário com as bolsistas e colegas enquanto falavam, ao número de integrantes, a vez de participar – foi observado que os alunos compreenderam e respeitaram a atividade, os bolsistas e os colegas. Contudo, vale ressaltar que a turma 62 surpreendeu com sua grande facilidade em dialogar e tomar decisões em “grupo”.
montagem deise
montagem deise2